sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

História das políticas e das práticas alfabetizadoras no Brasil.

Disciplina: História das políticas e das práticas alfabetizadoras no
                    Brasil
Prof. Martha Sirlene da Silva
Carga Horária:
 36 horas


Ementa

Nesse curso serão formuladas questões acerca dos sentidos e das concepções de alfabetização à luz das políticas públicas para compreender como a alfabetização se constitui e como são construídas as práticas culturais da língua escrita. Neste âmbito se inscreverão as análises sobre as representações teóricas identificáveis nas práticas alfabetizadoras no Brasil como também a questão do analfabetismo analisada numa perspectiva política: alfabetização de crianças, jovens e adultos.

Objetivo Geral:
- compreender e discutir a natureza e abrangência das concepções de alfabetização analisando-se seu histórico e suas implicações filosóficas, teóricas, políticas e práticas.


Objetivos

- Conhecer as  referências históricas e filosóficas nas quais as politicas educacionais e práticas alfabetizadoras têm se desenvolvido no Brasil, a partir de uma análise de textos teóricos;
- Compreender as relações entre as concepções, práticas alfabetizadoras e documentos oficiais reguladores desse processo implementadas no Brasil para as políticas educacionais do Ensino Fundamental;
- Analisar as concepções de alfabetização contextualizadas e inseridas num momento histórico e político;
- Realizar análise que contribua para compreender as políticas educacionais e a alfabetização desenvolvida nas instituições escolares. 


Conteúdos
  • A Alfabetização e a realidade brasileira
  • História dos métodos de alfabetização do Brasil
  • Diferentes concepções de alfabetização e seu contexto histórico
  • Ideário de educadores que contribuíram com a alfabetização
  • Políticas educacionais alfabetizadoras
  • Alfabetização de jovens e adultos
  • Concepções construtivistas, interacionistas e letramento.  

Metodologia de Ensino

As atividades da disciplina serão distribuídas em tarefas individuais e coletivas, destacando-se a prioridade das leituras indicadas que antecederão a todas as aulas, a saber:
- Aulas dialogadas a partir das leituras prévias solicitadas, tendo em vista esclarecer conceitos, levantar e problematizar as teses defendidas pelos autores;
- Apresentação de sínteses e seminários;
- Elaboração de trabalhos escritos.

Avaliação

A avaliação se processará por meio de elaborações conceituais e de apresentações escritas:
- leitura prévia de textos básicos;
- participação e contribuição nas discussões em sala de aula;
- pesquisa/aprofundamento dos temas discutidos;
§      Relatório final descrevendo o processo, a análise, apreciação e interpretação crítica do conteúdo,  estratégias e  reflexões da disciplina.



Bibliografia Básica

BARRETO, E. S. S.- Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan/abr. 2004

DURAN, M. C. G. D. – Emilia Ferreiro – Uma concepção do desenvolvimento da escrita na criança. Petrópolis, RJ, Vozes, 2009.

  FERREIRO, Emília. "Com todas as letras". São Paulo: Cortez,1993
GIUSTA, A. da S.; EUCLIDES, M. A. M.; RAMÓN, D. A. de M. Ciclos de formação na Escola Plural. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 5, n. 28, p. 17-27, jul./ago. 1999.         
MORTATTI, M. do R.L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo - 1876/1994. São Paulo: Ed. da Unesp, 2000.
______. "Alfabetização e modernidade no Brasil". Leitura: Teoria & Prática (ALB), dez. 1998, no 32, pp. 54-58.         
______. " Cartilha de alfabetização e cultura escolar: Um pacto secular”. Cad. CEDES vol.20 no.52 Campinas Nov. 2000.
_____. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: questões para metodizar o debate. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, ano III, n. 5. Disponível <http://www.acoalfaplp/a003n005sumarioindex.html>
PALMA FILHO, J. C.; ALVES, M. L.; DURAN, M. C. G. Ciclo básico em São Paulo: memórias da educação nos anos 1980. São Paulo: Xamã, 2003.


Bibliografia Complementar
______. Reformas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo: considerações críticas. Revista de Educação, São Paulo, n. 13, p. 4-14, abr. 2001b.               

Sites:
Centro de Referência em educação Mario Covas - www.crmariocovas.sp.gov.br
Scientific Electronic Library Online- www.scielo.br
Associação Nacional de Pos-graduação e Pesquisa em Educação www.anped.org.br

Filmes:

Vermelho como o céu –  Saga de um garoto cego durante os anos 1970, que luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco é um jovem toscano de dez anos apaixonado pelo cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias  sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana



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